Chorus
Curadoria Duo Strangloscope
Filme destaque da programação:
The Enlightenment - Stephanie Barber (EUA, 12’)
Essa sessão de um filme apenas, de 12 minutos, cria uma comunidade, um grupo, uma assistência que retomará, após a projeção, seus movimentos aos poucos. Levará um tempo sem medida porque se esvairá essa noção na duração do discurso fílmico que todos assistimos. Muito aos poucos, migraremos, sem sair do lugar, da projeção de sons e imagens do filme para o escuro da sala. Perceberemos o silêncio, a pausa e o lento reconhecimento de que existe um corpo, o nosso corpo. Depois que há um outro ao lado, alguém que, talvez, em breve, poderá permanecer em silêncio ou falar, ou escutar. Existirá um efeito cinema sob o coro silencioso. Uma mutação invisível, estranha e familiar. Mas será gerado aí, na perplexidade, um coro. Possamos ensaiar então alguns sinais de afeto e recepção ao outro e compormos um grupo, uma comunidade, um país.
Silêncio, imobilidade e reflexão
Performance Situação-Cinema
Tetsuya Maruyama
The Enlightenment - Stephanie Barber (EUA, 12’)
Deslizando perigosamente entre poesia, filosofia e arte sonora, o novo filme de Barber (distribuído pela Video Data Bank) encontra Yon e Payola em um conservatório vitoriano. Eles são companheiros, desorientados e petulantes - eles se lançam descontroladamente por esses estados desencarnados. Payola lê um trecho de seu ensaio experimental sobre a era do Iluminismo.
A pesquisa de Payola e sua apresentação dessa pesquisa são um desafio deliberado aos dados empíricos, ao método científico e a outros ideais do Iluminismo, ao mesmo tempo em que celebram o desejo pela revolução e expansão intelectual defendidos por esses pensadores.
Os conceitos são enfraquecidos pela forma e registro de sua apresentação OU os conceitos são fortalecidos pela poesia por meio da qual são apresentados.
A trilha sonora de O Iluminismo foi originalmente encomendada pelo Festival de Difusão para obra sonora multi-canal, com curadoria de M.C. Schmidt para o High Zero.
Performance Situação-Cinema - Tetsuya Maruyama (Brasil, 5')
Uma situação de filme.