RETRATOS
Curadoria Duo Strangloscope
La próxima te acompaño - Camila Dron (Argentina; 1:00)
"La próxima te acompaño" é o resultado da combinação de diversas técnicas de animação e suportes, tanto físicos quanto digitais. A partir da conversão de imagens computadorizadas do interior de uma pessoa em cianotipias, esta obra busca brincar e expandir a noção das representações que a tecnologia nos oferece sobre o interior do nosso próprio corpo.
[SELF] INSERTIONS | THE HUMAN LEAGUE FACTOR - Demónio António, José Crúzio (Portugal; 6:02)
O eu - como a representação mais profunda de si mesmo - e seu intenso desejo de permear na expressão e linguagem do Outro, inflama o projeto Inserções [self], como outra visão intempestiva. Não se trata de uma simples adição, mas sim de uma abordagem particular sobre o potencial do artista | performer como parte inerente da obra do Outro e de seu próprio mundo. O vídeo e o som serão os meios mais evidentes e serão combinados em uma nova obra.
Another Self Portrait - Patrick Tarrant (Reino Unido; 7:25)
Um vídeo em take único, gravado através dos orifícios em um rolo de filme giratório, este autorretrato apresenta duas imagens do artista enquanto ele manualmente passa um filme educacional pelo projetor.
BOOKANIMA: Andy Warhol - Shon Kim (Coréia; 4:48)
BOOKANIMA, uma palavra composta de 'Livro' e 'Anima', é um projeto de Animação Experimental que visa dar uma nova vida cinematográfica aos livros. Seu objetivo é criar o 'Cinema do Livro' no terceiro escopo entre Livro e Cinema por meio da Animação Cronofotográfica, prestando homenagem a Edward Muybridge e Etienne Jules-Marey.
BOOKANIMA realiza experimentos de Animação Cronofotográfica sobre Andy Warhol.
this august we recorded a portrait - Sofía Tudela (Espanha; 3:44)
Em agosto de 2022, minha mãe e eu estávamos gravando um retrato ao redor da casa de campo da família. Com a intenção de encarar o ato de sermos observados ao mesmo tempo em que observamos, disse a ela que ficaríamos na frente de uma câmera Super 8 com a ideia de registrar quadro a quadro cada parte deste retrato compartilhado.
Uma imagem resultante na qual ambos os espaços acabam se confundindo. Algo semelhante à relação que nos aproxima: um reflexo no espelho do que está sendo intuído. E ao mesmo tempo, um exercício para diferenciar sua forma de ver da minha.
Everybody Dies - Anderson Matthew (EUA; 8:01)
Utilizando filme Super 8mm com um método econômico de filmagem de cenas rápidas e curtas, construindo ritmos idiossincráticos por meio de técnicas de edição rápida que Matthew tem explorado em seu trabalho recente, o tempo e até mesmo o corpo se dobram sobre si mesmos. “Todo Mundo Morre” é uma jornada poética deserto adentro. É uma reflexão sobre a natureza da morte como algo a ser abraçado, não temido, como parte da experiência humana pessoal e universal.
Guarda Vieja 3458 timbre 3/6 - Karen Akerman, Miguel Seabra Lopes (Brasil; 12:00)
Em exílio, uma criança brasileira tece estratégias para se erguer.
Retorno, asilo, Passagem – Anthony Twinko (Brasil; 6:45)
Anseio pelo futuro enquanto o presente me deixou para trás. por mim mesmo. aqui, sozinho.
Self portrait with sculpture - Eija Temisevä (Finlandia; 4:05)
Este é um vídeo experimental de autorretrato com escultura. Eu fiz esculturas por 26 anos (não mais). Os conceitos de repetição, identificação e transparência eram importantes para o meu trabalho. Eu me identificava com as formas que estava criando. O sujeito e o objeto se tornaram o mesmo. No vídeo, também há um crânio em forma de rena da Lapônia. Crânios e esqueletos são objetos fundamentais tanto na escultura quanto no corpo humano.
A arte pode ser uma prisão quando é uma compulsão interna ou pode ser Liberdade.
T A R T A M U D E O - Dave Rodriguez (EUA; 3:35)
T A R T A M U D E O - uma palavra em espanhol que significa "gagueira" - traça as conexões entre linguagem, trauma e memória cultural em uma família cubano-americana. Montado a partir de fragmentos arquivados - filmes caseiros, filmes educacionais sobre gagueira, propaganda anti-comunista - e refratado por meio de métodos de síntese analógica e digital, o trabalho explora uma perda compartilhada de linguagem entre duas gerações - uma rejeitada por uma revolução violenta, a outra por um impedimento de fala.
The Education of Lulu - Salise Hughes (EUA; 8:56)
Com base em imagens de G.W. Pabst no filme "Diary of a Lost Girl" e em fotos históricas de Lavanderias Madalena ao redor do mundo.
G.W. Pabst fez dois filmes com Louise Brooks. O primeiro e mais popular foi "Pandora's Box", baseado em um romance popular na Alemanha na época. No livro, a personagem central, Lulu, era descrita como uma vampira, e sua punição era ser morta por Jack, o Estripador. Pabst queria remover o estereótipo da vampira e tornar Lulu mais realista, então ele escalou Louise Brooks em vez de Marlene Dietrich. Para o segundo filme, Pabst queria investigar as pressões sociais que criam personagens como Lulu. No centro de seu filme estava a corrupção da Igreja Católica.
As Lavanderias Madalena eram instituições católicas em todo o mundo para mães solteiras, órfãos e outras jovens consideradas difíceis por seus pais ou pela sociedade. A igreja operava grandes lavanderias comerciais, atendendo clientes fora de sua comunidade. Os regimes rigorosos nas instituições muitas vezes eram mais severos do que os encontrados em prisões. Abuso físico e mental, bem como estupro, eram queixas comuns. A última lavanderia fechou em 1996.
Um relatório compilado pela pesquisa "Justiça para Lavanderias Madalena" baseada na Irlanda em 2015 alegou ter identificado um total de 1.663 mulheres que morreram nas Lavanderias Madalena.
This Is How I Felt - Josh Weissbach (EUA; 1:35)
"Foi Assim Que Eu Senti" foi filmado durante um período de vinte e quatro horas, enquanto o cineasta usava um monitor cardíaco para investigar possíveis arritmias.
Múltiplas Faces do Vazio - Flávio Carvalho (BRA; 2:41)
"Um vazio de ideias consome de forma tediosa e aflitiva uma sucessão de dias na vida de um ser humano chamado "Stress". O filme “Múltiplas Faces do Vazio” é uma videoperformance autobiográfica de Flávio Carvalho filmada com o software de visão computacional ReacTIVision, montada como uma escultura virtual na game engine Unity e letterings por rede neural Bit Tripper. A trilha foi composta por Lilian Nakahodo que construiu os elementos do glitch na música, por sonificação.