CINEMÁTICOS
Curadoria Duo Strangloscope
Boom! (for Loie Fuller) - Karl Nussbaum (EUA; 2:00)
Este filme foi feito a partir de pintura sobre película 16mm.
Cinegraffic Score – iloobia (Reino Unido; 4:51)
O filme de celuloide é reconfigurado em uma partitura musical gráfica, com narrativas obscuras emergindo à medida que o filme é reanimado.
A trilha sonora é derivada de loops de fita magnética, gravações de campo, fragmentos de arquivo e um sintetizador visual feito em casa.
in dreams only - Justin Clifford Rhody, Abigail Smith (EUA; 10:55)
Uma colaboração de filme 16mm feito à mão, criada pelo correio usando elementos naturais, produtos alimentícios, tinta e toner por Gretchen Korsmo, Ben Kujawski, Justin Rhody, Abigail Smith e Andrew Weathers. Estreou com uma trilha sonora improvisada ao vivo pelos cinco colaboradores no No Name Cinema em Santa Fé, Novo México, no sábado, 14 de janeiro de 2023.
monosabishii - Wenhua Shi (EUA; 4:20)
Um poema visual foi criado, quando ninguém está em casa.
some brief notes on beauty and being - Craig Arthur Scheihing (EUA; 5:31)
Um amigo lembra que encontrar beleza e compartilhá-la é um presente para si e para os outros. Uma tentativa de dar às coisas a atenção que elas merecem.
Non-human becoming - Eduardo Gutierrez Carrera (Peru; 3:55)
“Não-humano tornando-se” é um filme sobre imaginar aqueles que não são imaginados, cujas vidas particulares permanecem ainda não representadas.
Xiuhtecuhtli - Colectivo Los Ingrávidos (México; 15:49)
Isso é uma invocação rítmica do fogo ancestral, no qual chamas deslumbrantes reanimam ossos e elementos naturais. Isso é o brilho da cor.
Potemkin Piece - Justin Clifford Rhody (EUA; 1:00)
Uma desconstrução/destruição colaborativa de um trailer de 35mm do filme 'O Encouraçado Potemkin', realizada pelo correio durante o período de confinamento, com a participação de quase 100 pessoas. Cada pessoa recebeu tiras de meio segundo do filme para manipular como quisessem. Quando retornadas, essas tiras foram montadas em uma nova sequência, criando uma trilha sonora aleatória a partir da trilha óptica. Um experimento confuso e emocionante em técnicas de montagem e colagem realizado por um elenco diversificado, incluindo o mestre em imagens de arquivo Craig Baldwin e minha namorada do ensino médio.
Tlaloc (Lines Drawn in Water) – Abinadi Meza (EUA; 8:38)
Tlaloc (Linhas Desenhadas na Água) é um filme artesanal de 16mm sem o uso de câmera, que trata da materialidade e transformação; um enigmático mundo paralelo onde tons de água se transformam em flores prismáticas. Tlaloc é a divindade das águas, chuvas, relâmpagos e crescimento no panteão asteca. Este filme explora a membrana do próprio filme - uma pele em movimento marcada por fluido, perfurada pela luz. A trilha sonora proteica foi inteiramente composta com microfones de contato para capturar marcações e gestos feitos à mão na superfície. A película foi feita com animação direta, arranhões, pintura à mão e técnicas de impressão por contato.