Magia e afeto - potência criadora de imagens
Fabulação de outros mundos possíveis. O possível é um modo de presença em suspensão, prestes a acontecer, algo que está aí como ideia e como potência, pedindo passagem, precisando ser ativada, atravessada pela afirmatividade da ação criativa. A ação criativa é um gesto mágico. Na sala de projeção um meteorito impacta o solo e implode em camadas de marcas do tempo sobre a pele humana e inicia o feitiço cinema e suas abstrações sobre os corpos das imagens projetadas em que alegorias da feminilidade se encontram com a destruição do tempo e espaço linear ou sobre o destino das imagens abandonadas e seus ressurgimentos. Fluxos de luzes em superfícies transparentes criam uma visão filtrada pelo grão indecidível da película fílmica entre interior e exterior criando vida ou nos aproximando da sombra da morte, sempre próxima. Voltamos aos feitiços dos gestos fraturados e múltiplos das imagens e suas texturas fílmicas em busca da reconexão com a natureza de si em Tectum Argenti e no encontro com o animal da floresta em Last Breath of Snow para recriar uma sensibilidade perdida na brutalidade do mundo cotidiano e racional. O gesto mágico nos torna outros.
Duo Strangloscope
Dautura’s Aubade - Beretta C. Walker & Jean-Jacques Martinod (EUA, 17’)
Um agricultor descobre um meteorito caído no alto Deserto de Chihuahua. A Terra Alienígena e o Alienígena Terrestre se misturam sob o encanto de uma beladona mortal.
Negative/Positive Film - Federica Foglia (Itália, 14’21”)
Filme Negativo/Positivo é um filme de colagem feito à mão, sem uso de câmera, composto por camadas de filmes eróticos em 16mm das décadas de 1920, 1940 e 1970, intercaladas com documentários sobre a natureza e camadas de materiais orgânicos. Essa abstração visual mescla tanto o filme positivo em preto e branco quanto seu equivalente em negativo - na mesma base de filme. Isso permite que o filme exista em duas versões, uma positiva e a outra negativa. A artista mais uma vez utiliza a técnica muito delicada que vem aperfeiçoando ao longo dos últimos anos, conhecida como Emulsion Grafting, ou Levantamento de Emulsão. O filme é como uma remediação abstrata de corpos femininos deslocados de seu contexto erótico original e separados de seus co-protagonistas masculinos. O homem é removido da imagem, enquanto o corpo feminino lentamente se funde com o corpo de insetos e flores no ponto de interseção entre a ecocrítica, a arte decorativa, a escultura e o cubismo. Esse filme único utiliza material orgânico, fundido com emulsão de gelatina, primeiro liquefeito e depois re-solidificado, para produzir uma alegoria cristalizada da feminilidade.
Way - Mehdi Rezaee (Iran, 7’10”)
Uma mulher se move em direção a um caminho desconhecido para escapar das barreiras existentes na sociedade, de repente, ela se depara com um acidente.
Surfacing Images - Tara Najd Ahmed (Iran, 4’30”)
"Imagens Emergentes" é um documentário experimental sobre a preservação cinematográfica e o destino das imagens que são abandonadas. Através de uma conversa telefônica entre uma ativista dos direitos das mulheres e um ex-prisioneiro político, enquanto discutem as obras dos cineastas Dušan Makavejev e Bojana Marijan, passando pelos filmes da Revolução de 1979 no Irã e os vídeos da revolta das mulheres iranianas, este filme retrata o irresistível desejo das imagens de ressurgirem e serem vistas. (Filmado em película 16mm e vídeo digital).
Babbler, Fairy and Thrush - Karel Doing (Reino Unido, 3’44”)
Tagarela, Fada e Tordo. Um fluxo não filtrado de percepção: pequenos objetos e grandes panoramas aparecem simultaneamente. As certezas do próximo e do distante, do detalhe e da visão geral, do interior e do exterior são deliberadamente lançadas na confusão. Auxiliado por superposições na câmera e máscaras, uma experiência quase abstrata é criada. A luz solar passa através de superfícies semitransparentes, enquanto pequenos buracos e rachaduras permitem que a luz viaje sem restrições. A obra foi concebida e filmada a poucas centenas de metros da minha casa, focando nas plantas, flores, árvores e samambaias que crescem ao meu redor. A trilha sonora é composta por ruídos e vozes da mesma área, revelando uma abundância adicional de vida.
Black Tower - Mandy Eugeniou (Reino Unido, 16’30”)
O projeto 'A Torre Negra' é uma refilmagem experimental da obra-prima de John Smith com o mesmo nome, que explora a ética e a estética da testemunha diante do incêndio traumático na Torre Grenfell, em Londres, em 2017. Aqui, entramos na realidade de um personagem fictício que parece ser seguido por uma torre. Todas as imagens do pós-incêndio para o filme foram obtidas por meio de contribuições de londrinos.
Tectum Argenti - Joanna Byrne (Reino Unido, 8’42”)
Uma meditação em movimento sobre o processo de cura terapêutica através da reconexão com o eu na natureza: filmado, processado em casa e editado à mão em película reversível Fomapan 16mm rica em prata.
Paisagens internas e externas se entrelaçam em uma montagem de gestos poéticos fraturados, porém interconectados, múltiplas exposições, imagens texturais e marcas abstratas feitas na superfície do filme. Tingido à mão com cúrcuma, lavado em chá, vinho e suco de amora, secado em secadora, pintado, cortado, riscado e emendado, poeira e cabelo aderem à superfície da celulóide.
"Tectum argenti" é o nome antigo dos alquimistas para o bismuto (Bi na tabela periódica), que literalmente significa 'prata sendo feita'. Neste filme, eu quis evocar minha difícil (mas às vezes eufórica) jornada pessoal de sair do armário e curar o passado.
Last Breath of Snow - Maria Ångerman (Finlandia, 8'28")
O que acontece na mente de um cervo quando eles encontram um ser humano?
O filme utiliza tanto imagens digitais quanto imagens analógicas experimentais, bem como a voz do cineasta, juntamente com os sons da floresta. Ele cria uma jornada imaginativa imersiva na consciência e na percepção do cervo, bem como nos ecossistemas dos quais ele faz parte.
Como uma espécie não endêmica, que foi intencionalmente introduzida na Finlândia, o cervo é mais adaptável às mudanças climáticas do que muitos outros seres de quatro patas. Como tal, também pode ser considerado um ser liminar, um estrangeiro que se move livremente entre territórios e que permanece excepcionalmente sensível.