top of page

curadoria de Park Kyujae e Han Minsu

 

 

Consideramos uma honra que os filmes experimentais coreanos sejam apresentados nesta edição do Strangloscope. Apresentamos seis filmes experimentais sobre os temas de afeto e amizade, conforme proposto pela edição deste ano.

 

"Hibernation" de Lee Jangwook e "Squash Blossom" de Kim Eunjung lidam ambos com o processo de reconstruir vídeos caseiros e experiências pessoais em um único filme. "Time Reversed Time" de Jeon Junehyuck é um filme sobre memória e tempo, filmando sua própria família. "Bleared Eyes of Blue Glass" de Park Kyujae foi feito por amor ao próprio cinema e aos cineastas que ele ama, sendo uma confissão indireta a eles. "The Lovesick Serpent" de Chae Yu e "Body & Soul" de Jang Eunju são ambos trabalhos sobre corpos abstratos, erotismo e afeto. Você notará o afeto/amizade por objetos diferentes em cada filme.

 

Não podemos deixar de mencionar o Space Cell como uma comunidade de amizade. O Space Cell é um laboratório de filmes feitos à mão com base em artistas, fundado em 2004 pelo diretor Lee Jangwook. Desde então, o Space Cell se tornou uma fonte de criatividade para muitos diretores, sendo o único laboratório de filmes de celuloide na Coreia do Sul. Até hoje, ele continua a sediar workshops de filmes Super 8/16mm e várias exibições, funcionando como um microcinema e cinema comunitário. Muitos dos cineastas apresentados aqui têm conexões profundas com o Space Cell e gentilmente forneceram seus trabalhos por amizade.

Filmes Experimentais da Coreia do Sul

시간이 되돌리는 시간 / Tempo Reverso - Coreia do Sul / 2021 / Estéreo / Colorido / 17 min 4 seg / Digital

No verão de 2019, a viagem da família foi a última com o pai, marido ou sogro deles. Meu sogro faleceu em um dia de janeiro de 2021 quando estava nevando. Eu procurei fotos e vídeos dele com minha esposa e fixei meu olhar no registro da viagem de dois anos atrás. Seu corpo estava conosco, mas muitas vezes sua mente estava além do nosso alcance. No que ele estava olhando, como o tempo dele estava passando?

O tempo deste trabalho avança como um todo, mas continua a retroceder em unidades de quadro. O tempo cinematográfico de oito, onze e quatorze quadros, que está retrocedendo, está alinhado com a forma como ele experimenta o tempo com demência. Como a paisagem de um trem correndo na frente dele, o tempo dele avança, mas a memória dele continua a retroceder.

 

Jeon Junehyuck (전준혁)

Jeon Junehyuck se formou em vídeo experimental na University of Wisconsin, campus de Milwaukee. Ele fez vários curtas experimentais com filmagens casualmente coletadas de espaços e objetos enquanto passeava pela paisagem urbana. "Layers", "Surface", "Translator", "Glider", "Time Reversed Time" e outros curtas foram apresentados em diversos festivais, incluindo o Jeonju International Film Festival, EXiS, Milwaukee film fest, Beloit film fest, entre outros.

Time Reversed Time.png

몸과 마음 / Corpo e Alma - Coreia do Sul / 2015 / Estéreo / Colorido / 11 min 5 seg / Digital

"Body & Soul" é um trabalho da cineasta Jang Eunju, que tem experimentado com erotismo cinematográfico (combinando erotismo com uma exploração autorreflexiva do cinema). Quando a tela se abre, somos inicialmente envolvidos por uma trilha sonora que nos faz sentir como se estivéssemos debaixo d'água ou em uma caverna subterrânea. Na frente, vemos as silhuetas negras de um homem e uma mulher, e ao fundo, uma cascata de imagens em movimento. O filme é um drama dos sentidos, com as figuras lentamente se movendo do homem e da mulher e o fundo rapidamente caindo, trabalhando juntos. Em um momento, as figuras separadas dos dois homens e mulheres se fundem em uma única figura, e então a figura e o fundo se misturam na textura da mesma superfície. Esse momento, quando a figura (corpo) e o fundo (mente) se misturam, é o momento do verdadeiro 'acasalamento', o momento do verdadeiro erotismo cinematográfico.

 

JANG Eunju (장은주)

A cineasta experimental Jang Eunju estreou com o curta em 16mm "Tide" (2007), que foi exibido em festivais de cinema nacionais e internacionais, incluindo o Rotterdam International Film Festival, Japan Image Forum, Jihlava International Documentary Film Festival, Seoul Independent Film Festival e Seoul International Experimental Film Festival. Em 2009, ela ganhou o Prêmio Kodak no Seoul Independent Film Festival (2009) por sua série 'The Mating Season', que captura seu interesse e experimentação com a mídia cinematográfica. Ela também estudou cinema na University of the Arts Hamburg desde 2015.

Body & Soul.png

bleared eyes of blue glass / Olhos Embaçados de Vidro Azul  - Coreia do Sul / 2023 / Sem som / P&B e Colorido / 8 min 30 seg / Digital

Os "olhos embaçados de vidro azul" no título deste curta experimental expandem uma imagem verbal do romance de Virginia Woolf, "As Ondas", considerada a mais experimental das obras literárias da escritora britânica do século XX. O jovem cineasta se inspirou em seu filme, usando trechos e visões para explicar sua própria compreensão do que é o cinema. Um filme que brinca com a água - precisamente - e a luz, em um preto e branco muito escuro iluminado por raros flashes de cor, fazendo uma jornada na noite em que a sombra de um homem gradualmente adquire substância.

 

PARK Kyujae (박규재)

Park Kyujae é um cineasta baseado em Seul, Coreia. Ele faz filmes com Super 8, 16mm e digital, explorando a jogabilidade da luz, objetos pessoais e natureza. Junto com seus colegas, ele organiza exibições de filmes independentes em Seul de forma não regular. Ele também traduz filmes para festivais de cinema e cinematecas.

bleared eyes of blue glass.png

상사뱀 / A Serpente Apaixonada -  Coreia do Sul / 2022 / Estéreo / Colorido / 9 min 33 seg / 16mm para digital

"Contos da serpente apaixonada 'Sangsabaem'" é uma lenda coreana sobre um protagonista que morre de dor de amor não correspondido e se transforma em uma cobra para expressar suas emoções reprimidas ao objeto de afeto.

 

Chae Yu (유채정)

Chae Yu é uma cineasta baseada em Seul, Coreia. Ela experimenta com som e imagens no cinema digital e em 16mm. Seus filmes foram apresentados em diversos festivais, incluindo o Image Forum Tokyo, SIFF Seoul, Asian Artist Moving Image Platform, New York, entre outros.

The Lovesick Serpent.png

호박꽃 / Flor de Abóbora - Coreia do Sul / 2010 / Estéreo / P&B / 17 min / 16mm para digital

"Squash Blossom" é outro nome para a flor de abóbora. A palavra "squash" no dicionário significa "esmagar ou apertar (algo) com força". Este filme mostra a experiência pessoal do cineasta a partir de duas perspectivas. No processo de transferir e editar as imagens de dois eventos gravados com uma câmera de vídeo caseira em um momento específico da família do cineasta, quando sua irmã mais nova estava se preparando para o vestibular como estudante de dança, para filme 16mm, ocorre um conflito contínuo de imagem, emoções e memórias. Como filme de dança, este filme explora visualmente a inspiração da coreografia de dança e a expressão autorreflexiva da dançarina.

 

KIM Eunjung (김은정)

A prática de Kim Eunjung abrange cinema, fotografia, instalação e performance ao vivo, com abordagens performáticas e pesquisa interdisciplinar centrada no processo de tornar-se - a descoberta de um senso de agência fora dos limites da realidade social e da estabilidade da identidade. Através de intervenções sutis e encontros, Kim questiona a relação entre a máquina da repressão e o reino da liberdade que irrompe na diferença.

Squash Blossom.png

동면 / Hibernação - Coreia do Sul / 2007 / Sem som / P&B / 10 min 27 seg / 16mm para digital

"Hibernation" é concebido a partir da fita de vídeo da cerimônia de casamento e do vídeo caseiro da filha. No processo de trabalho, o cineasta presta atenção aos detalhes que estão sendo registrados, no que ele lembra e na relação para conduzi-lo em novo detalhe. A impressão manual desempenha o papel de edição e impressão simultaneamente. Como resultado, a impressão criada nesse processo será um resultado e um novo material ao mesmo tempo. O procedimento de impressão aditiva é adotado como uma forma de registro neste filme.

 

LEE Jangwook (이장욱)

Lee Jangwook é diretor do laboratório de filmes feitos à mão SPACE CELL e também cineasta. Ele tem interesse em filmes pessoais, performance cinematográfica e documentários experimentais. Suas obras foram exibidas em diversos festivais de cinema e em muitos teatros.

Hibernation.png
bottom of page