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AUDIOVISUAL EXPERIMENTAL ARGENTINO

curadoria de Paulo Pécora

 

 

O cenário do audiovisual experimental argentino está se tornando cada vez mais amplo, rico e diversificado. Por mais de uma década, artistas e realizadores de diversas disciplinas têm encontrado na pesquisa cinematográfica e na criação de vídeo um espaço propício para a realização de suas propostas audiovisuais, explorando técnicas, renovando recursos e utilizando uma variedade de suportes e ferramentas, desde o filme até a inteligência artificial.

 

Em alguns casos, sua busca é pela essência específica do cinema, independente de qualquer herança narrativa ou linguagem preexistente. Em outros, a pesquisa se concentra nas possibilidades expressivas do vídeo e do suporte digital. Em todos eles, prevalece uma subjetividade que exige novas formas de perceber e representar o mundo, assumindo riscos técnicos e estéticos e refletindo constantemente sobre a natureza e as potencialidades dos meios que possuem ou têm à disposição.

 

A Mostra "Audiovisual Experimental Argentino", que acontecerá em Florianópolis como parte de uma nova edição do festival Strangloscope, tem como objetivo capturar e transmitir pelo menos parte da variedade e riqueza dessa efervescência, oferecendo um programa de oito obras realizadas nos últimos anos em formatos de Super 8 e 35mm, em vídeo analógico, digital e até mesmo usando inteligência artificial.

 

Muitos desses realizadores vêm das artes plásticas, fotografia, cinema, pesquisa científica, música, jornalismo, preservação, design gráfico, atuação e montagem. Talvez seja dessa diversidade de origens que venha a heterogeneidade dos temas que abordam, de suas decisões estéticas, da diversidade de suas experimentações técnicas e de sua busca por novas linguagens.

 

Por exemplo, em "Phykos", a artista plástica e realizadora Paula Pellejero continua uma pesquisa iniciada há anos sobre as possibilidades de intervenção no celuloide, aderindo pedaços de algas marinhas a material de filme transparente para criar imagens esféricas, texturas vivas, coloridas e abstratas. Muitos outros como ela desenvolvem seu trabalho manipulando material de filme, pintando, riscando e alterando fisicamente e quimicamente o filme.

 

Embora o cinema experimental argentino seja predominantemente expresso em formatos de passagem reduzida, o realizador e montador Pablo Mazzolo trabalhou com filme de 35mm para criar "The newest olds", uma experiência sinestésica que, como em seus trabalhos anteriores, explora diversas técnicas de registro e impressão com base nas possibilidades mecânicas e ópticas da câmera.

 

Em "Época es poca cosa", Ignacio Tamarit e Tomás Maglione se aproveitam da facilidade de uso da câmera Super 8 para criar uma sinfonia urbana em detalhes planos e geométricos, onde o movimento contínuo gera ritmo, intensidade e abstração. Outros trabalhos em Super 8 incluídos nesta exposição são "Histéresis", de Ana Villanueva, e "Odisea", de Daniela Cugliandolo, nos quais a busca poética é atravessada pela hibridização entre as qualidades do suporte fílmico e alguns recursos sintáticos do vídeo.

 

A mistura de formatos e técnicas também está presente em "Intima", de Gustavo Galuppo Alives, uma incursão do docente e pesquisador no uso da rotoscopia experimental, com base em impressões em papel de imagens que são posteriormente manipuladas, pintadas, amassadas e rasgadas para gerar reflexões filosóficas e atmosferas sombrias em vídeo.

 

Em "Lick Fire", do americano radicado na Argentina Jeff Zorrilla, o realizador aproveita suas recentes experiências com o uso de inteligência artificial, narrativa autobiográfica e o mundo da imaginação e dos sonhos.

 

Por fim, em "Patrón de prueba 14: Interferencia", o pesquisador, técnico e realizador Javier Plano utiliza sintetizadores analógicos de áudio e vídeo para criar uma obra baseada em ruídos eletrônicos e interferências visuais que produzem um crescente de ritmo e abstração.

Patrón de prueba 14: Interferencia, de Javier Plano (2022).

Uma peça audiovisual abstrata realizada em uma única tomada, utilizando três sintetizadores analógicos de áudio e vídeo. Nela, são exploradas diversas instâncias de ruído eletrônico, como a estática e diversas interferências; também diferentes interações de síntese analógica e processamento digital ao vivo, partindo de um único gerador que é refletido tanto na imagem quanto no som simultaneamente. Esses elementos são adicionados e sobrepostos de forma rítmica, de modo que, à medida que o tempo avança, eles formam uma cacofonia que possui uma estrutura igual de ordem e caos.

Patrón de prueba 14_ Interferencia, Javier Plano.png

Phykos, de Paula Pellejero (2023)

"Phykos" faz parte de uma série de filmes que exploram a cor e a forma em movimento a partir de elementos orgânicos, buscando o olhar em fragmentos mínimos da paisagem. Este filme é elaborado com algas, tintas naturais, aquarela e acrílico em filme 16mm.

Phykos, Paula Pellejero 2.png

Intima, de Gustavo Galuppo Alives (2023).

A luz se torna enlouquecida e os espectros se espalham por todos os lugares. Um homem parece estar testemunhando o fim de todas as coisas, até mesmo apressando-o. Esta é a primeira parte do Projeto Phantasmorasi, uma série de obras realizadas a partir de intervenções físicas em impressões em papel.

Intima, Gustavo Galuppo.png

Época es poca cosa / Época é Pouca Coisa, de Ignacio Tamarit e Tomás Maglione (2021).

Uma câmera tenta se conectar com objetos urbanos que herdaram um componente animado. Esses elementos, desconectados entre si, estão relacionados através do movimento da câmera e da montagem, que atravessa a cidade em busca de sua forma definitiva.

Epoca es poca cosa, Ignacio Tamarit..jpeg

The Newest Olds, de Pablo Mazzolo (2022)

"The Newest Olds" transforma os icônicos cenários urbanos de Detroit, deslocando os edifícios de suas fundações e colapsando as fronteiras físicas, políticas e sensoriais entre o Canadá e os Estados Unidos através de técnicas de impressão alquímica, em câmera e óptica.

The Newest Olds, Pablo Mazzolo.jpg

Histeresis, de Ana Villanueva (2021)

A continuidade de um discurso que multiplica sua materialidade. Uma mulher entra em cena e percorre o quadro, sem saber que os limites do enquadramento se transformam em sua própria armadilha. A continuidade da multiplicidade sucessiva e excessiva dessas mulheres representa a memória que transita entre o passado e o futuro, em um constante devir. O trânsito do diferente gira em direção ao homogêneo e começa a crescer o sentimento do mesmo, do idêntico. O espaço e o movimento, os vazios na memória que se enchem até invadir tudo, para então se esvaziarem por completo. O corpo se torna efêmero, e o questionamento sobre nossa existência adquire um peso revelador.

Histerésis, Ana Villanueva.jpg

Odisseia, de Daniela Cugliandolo (2016)

Os múltiplos significados da água, de embarcar, estar em viagem, ansiar pela costa. Este curta-metragem se inspira na Odisseia de Homero, uma epopeia sobre aventura, nostalgia e sobrevivência, também em Ulisses, ícone submerso nas vicissitudes da existência humana.

Odisea, Daniela Cugliandolo..jpeg

Lick Fire, de Jeff Zorrilla (2023)

Através de reflexões pessoais, "Lick Fire" explora as alegrias e lutas que surgem do vasto reino da imaginação, ao mesmo tempo em que reflete sobre as futuras implicações da inteligência artificial em dar vida a esses mundos imaginários.

Lik Fire, Jeff Zorrilla.png
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