top of page

The Endless End

Lydia Greer / Facing West Shadows

"Qualquer pessoa com bom senso lembrará que as perplexidades dos olhos têm dois tipos e surgem de duas causas, seja por sair da luz ou por entrar na luz."

Platão

"The Endless End" ilumina a perpetuação da extinção e sobrevivência; os ciclos de vida de plantas e animais, sistemas aquáticos, ecologias de fogo e redes micorrízicas (fungos simbióticos) afetados pelas mudanças climáticas antropogênicas, ou seja, causadas pelo homem. Através de vídeos projetados, animações feitas à mão, sombras projetadas e uma paisagem sonora intricada. Facing West Shadows representa o colapso e a expansão do tempo, a resistência e o declínio das espécies e os papéis divergentes dos humanos como super predadores, animais e cuidadores.

ICA-SJ_EndlessEnd_4-2022_10_edited.jpg
ICA-SJ_EndlessEnd_4-2022_05_edited_edited.jpg
ICA-SJ_EndlessEnd_4-2022_05_edited_edited.jpg

Inspirada em episódios de extinção, como a aniquilação causada pelo homem do pombo-passageiro, assim como nas investigações eletrofotográficas de Eadweard Muybridge sobre fases consecutivas dos movimentos dos animais, a Facing West Shadows cria um espaço para nós contemplarmos os ecossistemas precários e diversos da Baía de São Francisco. Como aqueles que criaram pinturas rupestres proto-cinematográficas e teatro de sombras antigos, a Facing West Shadows busca compreender nossas relações (com espécies não humanas) por meio de nosso trabalho.

 

Sobre a Facing West Shadows

A Facing West Shadows é um coletivo de artistas, marionetistas, cineastas e músicos da Baía de São Francisco que hibridizam formas para criar atos mágicos de rebelião como arte experimental. "The Endless End" foi criado pelos membros principais Lydia Greer (diretora artística) e Caryl Kientz (diretora teatral) em colaboração com a artista Yawen Chien, com música dos compositores Kristina Dutton e Fay LaRoque. A arte adicional para a animação foi fornecida por John Hundley Greer e crianças que enviaram marionetes artesanais de insetos e pássaros para a Facing West Shadows.

Performance Lydia Greer(23’) com projeção de sombras ao vivo e vários canais de vídeo e animação em stop motion. Uma interação performativa de Facing West Shadows

bottom of page