top of page

IRIDESCÊNCIAS

Curadoria Duo Strangloscope

Silence IV - Anna Grigorian (Armênia; 2:00)

“silêncio

gota a gota

sentado nas paredes” Anna Grigorian

"Silêncio IV" é um componente audiovisual do poema muito curto e sem título escrito acima. "Silence IV" (Լռության կաթիլային) é o segundo da série recentemente iniciada de pequenos vídeos gravados inteiramente com um celular. Brincando com as luzes nas superfícies interiores, a artista está trabalhando com os conflitos entre seu entorno imediato e sua identidade dividida, bem como seu lugar em sua própria arte. "Silence IV" é o segundo da série de pequenos vídeos feitos após "A Peculiar Place i.". Ambos os trabalhos foram gravados com celular e são uma exploração/meditação sobre a identidade dividida da artista (imigração, entorno imediato, espaço interno). Se "A Peculiar Place i." incorpora um jogo de luz solar e uma lanterna, "Silence IV" é um passo mais interior, apresentando ao espectador várias superfícies interiores sob o foco de uma lanterna, brincando e distorcendo seus significados habituais.

Silence IV .png

How a Sprig of Fir Would Replace a Feather - Anna Kipervaser (EUA; 7:30)

Recebendo seu título de Charles Altamont Doyle, o filme é uma meditação sobre o ritual, ao mesmo tempo um trabalho de amor e de dor, de separação. Uma taxonomia da investigação do amor, do tornar-se. Em um eterno começo. Em um eterno fim. Entrando na visão, no presente, um deixar. Um deixar.

How a Sprig of Fir Would Replace a Feather.png

A Vessel, The Ideas Pass Through - Linnea Nugent (EUA; 5:38)

Segredos da experiência e o devaneio da mente a partir de um local de pouso inicial através da visão háptica da lente.

A Vessel.png

Effulgent Gleam - Leonardo Pirondi (Brasil; 7:00)

Uma caverna chamada 'Gruta de las Pesadillas' era conhecida como um lugar onde, ao entrar com uma tocha ou lâmpada, você veria seus pesadelos mais sombrios refletidos nos minerais brilhantes do interior. Tive acesso a um documento escrito descrevendo a experiência de um homem na caverna em 1914. Ele escreve sobre sair de sua casa, ir à caverna e sua experiência lá. Este filme é uma recriação visual e sonora do evento descrito.

Effulgent Gleam .png

En Tierra - Violeta Mora (Honduras; 3:02)

Semear o olhar como uma busca pelo corpo na terra e a terra no corpo. Enterrando e desenterrando formas, manchas, cicatrizes e quaisquer vestígios acumulados. Segundos, minutos e horas já não têm mais qualquer significado.

En Tierra .png

Souvenir - Cecilia Araneda (Canadá; 5:07)

Souvenir é feita a partir de filme 16 mm em preto e branco processado manualmente e colorido à mão com tonalizadores fotoquímicos, e incorpora sons de reapropriação. Souvenir examina a efemeridade da memória e o processo de esquecimento.

Souvenir.png

The day the world went away - Mélissa Faivre (França; 14:00)

Uma exploração visual de cores, paisagens cinéticas e efeitos ópticos. Uma observação da natureza através da visão de um mundo macro composto por plantas, insetos, teias de aranha e detritos. O solo se desfaz na crosta de superfícies monocromáticas, o mar se fragmenta em infinitos pixels, a paisagem-camaleão suspende o tempo.

The day the world went away.png
bottom of page